Fiz um vídeo há alguns dias atrás falando como proceder com as cartas do dia. Nesse vídeo uma seguidora perguntou em que momento ela deveria utilizar os arcanos menores nas tiragens do dia. Ai pensei comigo mesma:̅"Boa pergunta!”_Respondi a seguidora dando a minha opinião a respeito do tema.
Bem. A pergunta foi em torno das cartas do dia, mas muitos têm essa dúvida por iniciarem primeiro com os arcanos maiores e ficarem somente com eles e depois partirem para os menores. Para explicar melhor vou contar uma história que aconteceu comigo há vinte e cinco anos atrás que foi como eu conheci o tarot. Minha mãe havia me dado o dinheiro para o lanche da escola que ela havia conseguido com muita dificuldade. Esse dinheiro era para a semana inteira. Nessa época estudava na parte da tarde, pegava um ônibus lotado todos os dias para estudar, era uma época de muito calor. O ônibus parava todos os dias em frente a uma banca de jornal e revista e ainda eu caminhava uns quinze minutos até a escola a passos solitários, pois meus colegas pegaram o ônibus depois de mim, porque havia chegado mais cedo. Antes dessa caminhada pela primeira vez fui olhar a vitrine da banca, revistas de fofoca, de adolescente, manchetes de jornais, enfim, até que me deparei com uma revista que vinha com as lâminas do tarot. Foi como se fosse magia, me hipnotizei com a mesma, perguntei a dona da banca quanto custava e o valor era o restante do valor que eu tinha para comprar o lanche na escola. Pensei que se eu não comprasse outro chegaria na minha frente e pegava, pois era a única revista. Então comprei e fui numa alegria danada para a escola, a ciências ocultas sempre me fascinaram. Mas imatura que era na época não sabia das diferenças do tarot entre outras coisas. Só sei que quando cheguei em casa e contei a minha mãe, levei o maior sermão. Lembro-me dela dizendo para mim_”Agora você vai ficar com fome e vai ter que comer a revista! (Rs)
Lá com meus vinte e poucos anos fui me aprimorando, mas só jogava com os arcanos maiores, até que cheguei aos menores. Comprei um livro de uma amiga que acompanhava todas as lâminas e as tenho até hoje, assim como o livro. Esse livro explicava a origem do tarot, das figuras, dava uma explicação mais abrangente do que aquela revista que comprei na minha adolescência. Tomei conhecimento de que eu utilizava o tarot de Marselha, depois conheci pessoas que jogavam tarot mitológico, dos anjos entre outros e fui percebendo que diferia muito do que eu aprendi. Quando resolvi usar os arcanos menores em 2000, percebi que eles davam mais detalhes para os consulentes. De 2002 em diante vim morar em São Paulo, e a correria do dia-a-dia fez com que abandonasse tudo. Após nove anos de abandono total retomei todo o meu caminho.
No meu caso, resolvi utilizar os arcanos menores, pois achava que faltava algo e que as respostas estavam vazias e as tiragens precisavam de um up. O que eu posso dizer que isso vai de cada um tem pessoas que vão aprender primeiro os arcanos maiores e depois os menores, ou vão querer aprender todos sem ser de forma separada e as vezes vai ter aqueles que não vão se adaptar aos menores e usar somente os maiores.
Será que quem usa apenas os arcanos maiores estão errados? Mas é claro que não! A meu ver não está errado, conheço pessoas que utilizam apenas os arcanos maiores e são excelentes profissionais e as usam sem precisarem de complemento algum. Tudo isso vai depender do seu momento, da sua disposição em aprender e da sua adaptação com as lâminas.
Resumindo toda a conversa, siga o seu coração e o seu momento, caso decida aprender os maiores e partir para os menores, tudo bem; mas caso não queira a escolha é sua e ninguém vai poder interferir.
Beijos e axé!
Liz de Oxum
Oi Liz, te sigo lá no you tube e vi em um dos seus vídeos você mostrando o livro da Odete Lopes Mazza e logo me interessei, só que não o encontro em lugar algum pela internet, você saberia me dizer onde consigo? Desde já te agradeço muito. bjus
ResponderExcluir